Quinta-feira, 24 de Novembro de 2011

Gerir na Era Digital

 

Gerir na era digital...

 

...é estar na "Nuvem". Autor do primeiro 'e-book' português a marcar presença no 'top' da loja da Apple apresenta, também o conceito.

 

É a nuvem! 'Cloud Computing' (computação na nuvem) é a expressão que paira, cada vez mais, no mundo da economia digital. Naquele que alguns já ouviram falar, mas que - e a bem da verdade - poucos conhecem. Nuno Ribeiro , economista e 'expert' em negócio dos media em plataformas digitais é um dos portugueses seguidores das novas tendências 'the' e 'for digital business', que ocupa hoje um lugar de destaque por outro feito. É o autor de "Gerir na Era Digital", o primeiro 'e-book' em português de Portugal a marcar presença no 'top' dos mais vendidos em Portugal da loja da Apple - iTunes (iBookStore da Apple para os dispositivos iPhone, iPad e iPod touch). Este 'e-book' é ainda o livro de língua portuguesa mais vendido na categoria 'Business & Personal Finance'.

Méritos à parte, afinal o que é isto da nuvem? Ribeiro responde, no seu livro, que este fenómeno (celeste) é uma das principais tendências desta era para os próximos anos. "Empresas e utilizadores vão passar a utilizar serviços de 'cloud computing'. Os ecossistemas que os grandes 'players' mundiais (Apple, Google, Microsoft, Amazon,etc) estão a criar assentam na "nuvem".

Mas em que consiste? Consiste em "ter acesso a toda a informação, em qualquer dispositivo e em qualquer lugar". Uma inovação que constituirá "um processo de mudança rápido, tanto para os consumidores individuais, como para as empresas, com ganhos enormes em termos de experiência de utilização e produtividade".

 

Mas as novidades não ficam por aqui. Segundo Nuno Ribeiro , que é director de Negócio Multimédia do grupo Controlinveste, entre as principais tendências para os próximos anos temos ainda a audiência do meio 'online', que continuará a crescer impulsionada pela massificação da banda larga, pelo crescimento da geração dos "nativos digitais" e pela melhor usabilidade das plataformas; o crescimento do consumo 'online' através de dispositivos móveis (telemóveis e 'tablets'); o amadurecimento da Web 2.0 e das redes sociais; e ainda um forte impacto nas áreas de Publicidade/Marketing.

De notar que, relativamente ao amadurecimento da Web 2.0 e das Redes Socias, o autor refere que, e tal como aconteceu nos 'media' tradicionais, estas também vão especializar-se. "Surgiram novas redes sociais, segmentadas por temas (e grupos dentro das redes sociais generalistas) recuperando o conceito inicial da web 1.0 de comunidades virtuais em torno de conteúdos temáticos e comportamentos".

Já sobre os tão revolucionários temas de marketing e publicidade, Ribeiro , que é embaixador para Portugal da associação mundial de profissionais e líderes em operações e tecnologia de publicidade 'online' - o AdMonsters - refere que "os formatos mais ricos (Rich Media), conteúdos patrocinados e publicidade em jogos (In- Game Advertising) serão os que mais vão crescer". Isto porque "a preocupação das marcas vai aumentar e estes são formatos onde está provado o reforço da notoriedade e confiança nas marcas que os utilizam".

 

De fácil leitura, esta obra foi realizada, tal como refere o autor em entrevista ao ETV, "através de plataformas digitais, de publicação digital. Aliás, este foi o motivo que me fez escrever este livro, pela imensa curiosidade de perceber o melhor funcionamento destas plataformas", diz. Um universo que, segundo o autor, é uma descoberta em que "criado o livro, criado o conteúdo, paginada a obra e criada a capa, basicamente é só fazer 'upload' dos ficheiros" e solicitar a impressão do livro à medida que as pessoas o querem. Ou seja, é um novo registo em que a simplicidade reina.

Em entrevista, o autor revela ainda que neste mundo dos livros digitais existe uma guerra nova: "A Apple está a entrar no caminho da Amazon", que tem dominado o mercado através do Kindle. Facto que está relacionado com o outro dado comercial realçado. "Existe um factor curioso: os 'e-books' já são mais caros do que a versão papel. Apenas a versão capa dura é mais cara que a versão Kindle na Amazon". Na opinião de Ribeiro , isto entende-se porque os utilizadores e os leitores começam a dar mais valor a um livro electrónico do que a um físico. "Os motivos são simples: primeiro posso transportar a minha biblioteca toda aqui (iPad); segundo, " posso começar a ler no iPad e continuar a ler no iPhone", tudo é replicado e sincronizado e nada é perdido. "É a nuvem a funcionar" e, por último, é possível uma integração com as redes sociais. Tudo isto com previsão de céu limpo mas ainda assim com algumas nuvens .

Artigo publicado na Ideias em Estante, DE (18.11.11)
publicado por livrosemanias às 12:30
link do post | comentar | favorito
|


Mais sobre mim
Sobre a Mafalda

More about me
About Mafalda

Agenda
Agenda

África, Ásia e Brasil
Quer ir para Angola?

Around the World

pesquisar

 

Maio 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Homenagem ao Professor Ve...

Sócrates perde para Astér...

'Jogadas' com Blatter e o...

Ondjaki vence Prémio Lite...

Moçambique, Astérix, cris...

Biblioteca de Papel no CC...

Gomes Ferreira continua a...

MBA júnior, inteligência ...

Sócrates, Soares e Lula ...

" O meu programa de Gover...

arquivos

Maio 2014

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

blogs SAPO

subscrever feeds