Quarta-feira, 1 de Agosto de 2012

"O Ensino do Português"

 

 

Maria do Carmo Vieira é a autora de "O Ensino do Português", livro que poderá adquirir, hoje, com o Económico.

 

Leia a entrevista à autora, publicada, neste espaço, na íntegra.

(Maria do Carmo Vieira é hoje, também, a autora em destaque na pág.3 do DE, dedicada durante o mês de Agosto à iniciativa "Livros /Verão", que junta a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Económico.)

 

 

 

 


"A língua portuguesa tem sido muito maltratada”


Neste ensaio a autora analisa o ensino do Português desde o 25 de Abril de 74. Em entrevista considera “imperioso” suspender o AO.



Qual o actual estado da nossa língua?

 

A língua portuguesa tem sido muito maltratada, sendo ostensivamente mal falada pelo contágio da falta de cultura e da ignorância que grassa. Situação flagrante foi a imposição do Acordo Ortográfico (AO), contrariando a exigência de debate, a vontade dos portugueses, os pareceres de Instituições relevantes, nomeadamente o MEC, as intervenções fundamentadas de linguistas. «Vendeu-se» a língua portuguesa a interesses mal escondidos e a isso chamou-se «preocupação pela língua», num carnaval de palavras, bem em sintonia com a Nota Explicativa do referido AO que classifica  de «teimosia lusitana» o facto de termos mantido as consoantes mudas. Exige-se recuo nesta aventura que continua a esbanjar somas avultadas, mas até agora nunca assumidas, trazendo o caos ao ensino do Português. Por isso seria tão importante que todos e, em especial, alunos, professores, associações de pais e deputados se unissem contra este desvario. Existe também uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos que podem consultar em www.ilcao.cedilha.net

 

 

 

Que tipo de acções concretas melhorariam (já no curto prazo) o estado da “nossa língua”? 

 

          

Suspender o AO seria imperioso porque não é boa prática cada um escrever como lhe aprouver, destruindo-se a ortografia da língua portuguesa. Imprescindível também é a concretização de uma boa formação de professores de Português, em que o estudo do Latim não pode estar ausente, e a elaboração de novos programas para o Básico e Secundário, libertos da avalancha de «descritores de desempenho» absurdos e de teorias  que formatam os professores.

 

Não será com rapidez que a presente situação se resolverá, mas com vontade, seriedade e diálogo.

 

 

 

 

 

Qual a maior crítica ao Ensino do Português? Existem culpados?

 

 

 

Todos seremos culpados. Uns porque fazem mal, outros porque permitem, resignando-se. É inegável que a proliferação de reformas, longa  manta de retalhos, desleixadamente alinhavada ao longo dos anos, teve  desastrosas consequências no ensino, e especificamente no ensino do Português.  Com efeito,  surdos à exigência de um diálogo com os professores, descura-se as suas várias chamadas de atenção para o facto de grande número de alunos acabar o 1º ciclo sem saber ler e escrever de forma minimamente correcta, o que se repercute, como é natural, nos ciclos seguintes. Mantêm-se programas extensíssimos, muitos dos quais mal elaborados e sem qualquer fio condutor, impedindo um trabalho sério com a escrita e com a própria leitura de textos, sobretudo literários que aparecem em pé de igualdade com uma avalancha de textos funcionais e informativos. A agravar a situação, tem-se descurado a Gramática, privilegiando a TLEBS (implementada do 1º ciclo ao secundário) que apenas confunde os alunos e não permite qualquer reflexão sobre a língua, como se pretendia. O certo é que não se dominando bem a língua, não é possível expressar o pensamento e é nos textos literários que a qualidade da língua sobressai porque a literatura é a arte da palavra. Sabendo-se interpretar um texto literário, o que exige leitura, tempo e treino, saber-se-á escrever um texto funcional. O contrário é que certamente não acontecerá.

 

 


publicado por livrosemanias às 07:05
link do post | comentar | favorito
|


Mais sobre mim
Sobre a Mafalda

More about me
About Mafalda

Agenda
Agenda

África, Ásia e Brasil
Quer ir para Angola?

Around the World

pesquisar

 

Maio 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Homenagem ao Professor Ve...

Sócrates perde para Astér...

'Jogadas' com Blatter e o...

Ondjaki vence Prémio Lite...

Moçambique, Astérix, cris...

Biblioteca de Papel no CC...

Gomes Ferreira continua a...

MBA júnior, inteligência ...

Sócrates, Soares e Lula ...

" O meu programa de Gover...

arquivos

Maio 2014

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

blogs SAPO

subscrever feeds