Sexta-feira, 14 de Setembro de 2012

"O Banco - Como a Goldman Sachs dirige o Mundo" lidera o TOP DE

 

Conheça o TOP DE, acompanhe a agenda de lançamentos para a próxima semana e fique com a sugestão de leitura de seis livros sobre Estratégia.

 

 

 

TOP 10 DOS LIVROS

DE ECONOMIA

E GESTÃO MAIS

VENDIDOS

DE 3 A 9 DE SETEMBRO

DE 2012

 

 

1

O Banco - Como

a Goldman Sachs dirige

o mundo

Marc Roche/Esfera dos

Livros

Entrevista ao autor aqui

2

Acabem com esta crise já!

Paul Krugman/Presença

3

O Livro das Decisões

Mikael Krogerus/Marcador

4

Fim do Euro

em Portugal

Pedro Braz Teixeira/Actual

Entrevista ao autor disponível 2f.

5

Desordem Financeira

na Europa

George Soros/Presença

6

Má Despesa Pública

Bárbara Rosa/Alêtheia

7

As Frases do Líder

Patrick Alain/Prime Book

8

Código Mourinho

Juan e Leonor

Cubeiro/Planeta Manuscrito

Livros

9

Steve Jobs

Walter Isaacson/Objectiva

10

As Melhores Ideias

são Estúpidas

Stephen M. Shapiro/Casa

das Letras

 

 

 

O TOP ECONÓMICO apresenta as

obras De Economia e Gestão mais

vendidas em Portugal. É elaborado

com a colaboração da Almedina,

Babel, Barata, Bertrand, Book.it,

Bulhosa e Fnac.

 

 

 

NA AGENDA

 

Dia 17 - Tertúlia, com Graça Franco, sobre o livro

“ Quando a China Despertar”, de Alain Peyrefitte,

na Livraria Ferin, em Lisboa.

André Pinto Bessa lança, este mês, a sua nova obra:

“Pacto de Silêncio”.

 

 

 

Conheça seis livros sobre Estratégia

 

 

NUM MOMENTO DE GRANDE AGITAÇÃO, APRESENTAMOS SEIS SUGESTÕES DE LEITURA SOBRE ESTRATÉGIA, A PALAVRA DE QUE PORTUGAL PRECISA. CONHEÇA AINDA O LIVRO QUE FOI OFERECIDO AOS MEMBROS DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS.

 

É possivelmente a palavra que Portugal, neste momento, mais precisa: Estratégia. E é a pensar nessa necessidade que "Ideias em Estante" seleccionou seis obras sobre o tema. "Onde estamos?", "Para onde vamos?", "Onde queremos chegar?" são questões que parecem não ter resposta identificada, no que toca ao rumo do País, e que estão a levar ao desespero muitos portugueses. Grito que atinge maior intensidade à medida que as notícias dão conta, a conta- gotas, de mais e mais impostos (ainda que alguns sejam disfarçados). Pior: tudo isto sem um objectivo de desenvolvimento à vista.

O que fazer? Para ajudar na identificação de uma resposta, a primeira sugestão recaí sobre um livro que acaba de ser lançado em Portugal. "O Livro das Decisões - 50 modelos para pensar com estratégia" de Roman Tschappeler e Mikael Krogerus.

Esta obra é um manual, que se apresenta em formato "livro de bolso de capa dura" e que descreve alguns modelos de decisão - da análise SWOT ao modelo do Queijo Suíço.

E como isto da política está a mexer com tudo e todos, a Marcador, editora da obra, resolveu "contribuir para ajudar o nosso governo a tomar as decisões melhores e mais acertadas para o País. Assim, fizemos chegar um exemplar do livro a todos os membros da Presidência do Conselho de Ministros", lê-se em comunicado.

 

Também com um 'timing' de lançamento perfeito "O Estratega" (Lua de Papel) será lançado, em Portugal, na próxima semana.

Neste livro Cynthia A. Montgomery, a actual ´professora estrela´ da Harvard Business School, argumenta que "a estratégia não se deve centrar nos objectivos ou soluções, mas antes na viagem: requer liderança contínua, e para isso precisa de um estratega". Montgomery é tida como uma das grandes responsáveis pelo sucesso do curso destinado a CEO´s de todo o mundo. Este livro é, segundo a autora, "o resumo do curso, o ponto de partida." Ou seja "devolve aos líderes o duplo papel de pensar e executar".

Também a pensar na execução a outra sugestão recaí sobre um livro, que tem uma máxima: "Não concorra com a concorrência - torne-a irrelevante". Em "Blue Ocean" ("A Estratégia Oceano Azul", publicado, em Portugal, pela Actual), os autores, Chan Kim e Renée Mauborgne, defendem que "a solução para enfrentar a forte concorrência não é competir no ambiente que os outros intitulam de "Oceano Vermelho". Mas antes, deve um bom estratega criar "Oceanos Azuis" de crescimento no mercado. Por outras palavras, deve ser capaz de criar inovação com valor.

Ainda no campo da criação, fica a sugestão do clássico "Michael Porter -O essencial sobre estratégia, concorrência e competitividade", de Joan Magretta. Recomendáveis, sobretudo, as linhas sobre "o modo como lidar com as perturbações de mercado, criar novos modelos de negócios e competir globalmente".

Antes de terminar, duas leituras: "Good Strategy, Bad strategy" de Richard Rumelt, livro que fez parte o ano passado da 'short-list' do galardão do "Best book of the year", do "Financial Times". Neste manual, o autor explica como devemos desenvolver uma acção tanto no mundo dos negócios, como na vida política. De forma sumária, toca no ponto fulcral: a boa estratégia tem que ser focada nos desafios.

Menos moderna, mas sempre actual, a última sugestão recai sobre "A Arte da Guerra de Sun Tzu", de Karen McCreadie. Uma análise sobre a histórica obra que fala sobre estratégia de guerra tácticas de batalha. Uma leitura intemporal e recomendável num momento em que os cenários são diferentes, felizmente não há (tantas) armas, mas infelizmente existem vítimas desta guerra financeira onde há necessidade de conquistar Oceanos Azuis. Tudo, claro está, com muita estratégia.

 

 

Data: 14/09/2012
Publicação: DIÁRIO ECONÓMICO
Autor: MAFALDA DE AVELAR 

publicado por livrosemanias às 08:18
link do post | comentar | favorito
|


Mais sobre mim
Sobre a Mafalda

More about me
About Mafalda

Agenda
Agenda

África, Ásia e Brasil
Quer ir para Angola?

Around the World

pesquisar

 

Maio 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Homenagem ao Professor Ve...

Sócrates perde para Astér...

'Jogadas' com Blatter e o...

Ondjaki vence Prémio Lite...

Moçambique, Astérix, cris...

Biblioteca de Papel no CC...

Gomes Ferreira continua a...

MBA júnior, inteligência ...

Sócrates, Soares e Lula ...

" O meu programa de Gover...

arquivos

Maio 2014

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

blogs SAPO

subscrever feeds