Quinta-feira, 22 de Novembro de 2012

"Book Gift" by Porto Editora

 

 

 

Diz o slogan "«Book Gift» - dá vontade de ler" .

Recebi. Abri. E... não é que dá mesmo!

 

Num momento em que muitas são as escolhas literárias  - e onde nem sempre é fácil acertar "no livro" - a Porto Editora lança este "pacote" de várias escolhas.  E investe. "O investimento deste projeto ronda 1 milhão de euros", diz Diogo Themudo, assessor da Admnistração da Porto Editora.

 

Ao  (que mais parece) estilo de gestão sugerido em "A cauda longa" (The long Tail), de Chris Anderson -que aponta o crescimento dos micro nichos (personalizados) da economia - , a Porto Editora lançou esta semana este kit (book maravilha, chamar-lhe-ia...) 

 

Em que consiste este "Book Gift"?

É uma embalagem, por sinal bem gira, tipo cheque oferta "a vida é bela". Lá dentro estão várias obras à escolha, num catálogo. O presenteado só tem que escolher a obra; depois, é só dirigir-se a uma das lojas aderentes - que são muitas ( a valer - logo e àpriori - pelo número de"Bertrand", que são hoje da "Porto Editora"). Mas praticamente nenhuma livraria escapa a este tão "desejável"( e bem embrulhado) "Book Gift", que se encontra espalhado por quase todos os pontos de venda - em Portugal e nas Ilhas.  

 

 

Se quer saber mais visite o site: Book Gift.

 

 

Este é  (apesar dos pontos positivos e negativos apontados no final deste post) um Bom produto e com um Grande Design!

Tão bom que resolvi saber mais sobre o próprio. 

 

LEIA abaixo a entrevista a Diogo Themudo, Assessor da Administração, da Porto Editora

 

 

1) Qual a razão de terem lançado este produto “ Book Gift”?

 

Já há algum tempo que vimos pensando neste projeto, pois acreditamos que o livro constitui um excelente presente, pelas emoções e pelos sentimentos que lhe estão associados. Mas pretendíamos que a experiência de compra fosse diferente e que permitisse liberdade de escolha para quem recebe. O conceito Book Gift® vem sublinhar esse fascínio do livro adicionando a flexibilidade de troca numa seleção de um catálogo com mais de 400 obras.

 

 

 

2) Quantos “Book Gifts” lançaram? E quanto investiram neste projecto?

 

Atualmente temos 4 versões na coleção Book Gift segmentadas por categorias. O Book Gift Corações Livres é o mais indicado para aqueles que gostam de histórias com final feliz ou romances históricos repletos de histórias verdadeiras ou imaginadas. O Book Gift Segredos da Alma é o presente mais dedicado ao bem-estar e equilíbrio pessoal. O Book Gift  Mentes Curiosas desafia quem quer saber mais através de um catalogo de livros de suspense, ficção mas também Memória, Ensaio e Gestão. Por fim, o Book Gift Seleção Autores que, como o nome indica, conta com cerca de 400 grandes obras de grandes autores nacionais e internacionais e inclui um Bloco de Notas que permite anotar e comentar os livros que cada leitor leu.

 

O investimento deste projeto ronda 1 milhão de euros.

 

 

 

3) É a primeira vez que lançam este tipo de produto ? Se sim, qual o retorno do anterior; Se não, porque é que lançaram estes produto? (Alguma inspiração?  Se sim, qual?)

 

Sim, é a primeira vez que apostamos neste produto – aliás, o Book Gift é inovador porque, até agora, ninguém tinha apostado no livro através de um conceito deste género. Foi efetuada uma seleção muito criteriosa dos livros que estão em cada um dos catálogos e agregou-se em 4 grandes famílias, permitindo o máximo de flexibilidade possível para quem compra o presente, e para quem recebe, porque pode escolher um livro entre mais de 400 obras disponíveis numa livraria aderente mais próxima. Uma seleção de livros do maior grupo editorial português que é o Grupo Porto Editora, com as suas 14 chancelas editoriais.

 

 

 

4) Como é que vê a papel do Marketing em plena crise?

 

O papel do Marketing em plena crise é reinventar. O consumidor está cada vez mais atento e dinâmico. As organizações precisam de desenvolver novas ideias e produtos que vão ao encontro das necessidades dos leitores. O Book Gift é um bom exemplo de como, sendo o livro um dos principais artigos oferecidos no período de Natal, a Porto Editora consegue reforçar este conceito de oferecer livros, oferecer cultura, através do lançamento de um produto diferenciador com uma identidade muito própria e distinta.

 

 

 

5) O Livro é um livro ….Será que esta expressão é válida mesmo em tempos de crise? O livro é ou não um bem valorizado? É um bem elástico? Ou é um bem rígido?

 

O livro é um livro e o Book Gift vem precisamente valorizar o livro que, de facto, é incontornável, independentemente das circunstâncias que vivemos. Há sempre um livro que nos escolhe, pelo tema, pelo autor, pelo assunto,…. O que o livro nos oferece é impossível de mensurar, o preço, maior ou menor, não reflete essa dimensão. Por isso é que o livro constitui um presente qualitativo, inteligente e com um período de vida muito longo, e é isso que o conceito Book Gift reforça, com a vantagem de dar liberdade de escolha a quem oferece e a quem recebe.

 

 

 

 

 

 

 

my opinion:

 

Factor positivo: permite oferecer "a obra" que realmente o presenteado quer ler. E "poupa" o leitor da aventura "da troca" depois do Natal... um episódio que corre sempre o risco de se tornar num argumento para qualquer filme (pouco) comercial.

 

Factor menos positivo: não permite aquele "must" (pessoal e intransmissível)  que está associado à oferta do dito livro "que gostei muito de ler e que quero partilhar contigo". Permite, no entanto, e através dos quatro "book gift" distintos, escolher "o tema".

 

Sugestão: se comprar um dos quatro book gift (e se realmente tiver uma ligação próxima com o "presenteado", coloque-lhe um post it  - ou mesmo um cartão postal - com "o que eu gostava de te oferecer: sugestões de amigo:)" 

 

NOTA: favoravelmente positiva.

publicado por livrosemanias às 19:40
link do post | comentar | favorito
|


Mais sobre mim
Sobre a Mafalda

More about me
About Mafalda

Agenda
Agenda

África, Ásia e Brasil
Quer ir para Angola?

Around the World

pesquisar

 

Maio 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Homenagem ao Professor Ve...

Sócrates perde para Astér...

'Jogadas' com Blatter e o...

Ondjaki vence Prémio Lite...

Moçambique, Astérix, cris...

Biblioteca de Papel no CC...

Gomes Ferreira continua a...

MBA júnior, inteligência ...

Sócrates, Soares e Lula ...

" O meu programa de Gover...

arquivos

Maio 2014

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

blogs SAPO

subscrever feeds