Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013

Potenciar marcas e serviços através das redes sociais

 

AS REDES SOCIAIS ESTÃO A REVOLUCIONAR OS NEGÓCIOS. SAIBA COMO TIRAR REAL PROVEITO DESTAS PLATAFORMAS E QUAIS OS PRÓS E CONTRAS DESTES MEIOS VIRTUAIS.

 

Tirar partido das redes sociais implica definir e entender todo este novo paradigma que revoluciona os negócios e as percepções. Leticia Borges e Carolina Afonso, autoras de 'Social Target', deixam algumas dicas sobre as práticas mais eficazes para ter sucesso no mercado e atrair clientes para o seu negócio. Uma conversa que pode acompanhar no programa 'Ideias em Estante', no Etv.

Qual a importância de definir um 'social target' [alvo social]?

As redes sociais vieram revolucionar o marketing e a gestão proporcionando às empresas um novo canal de interacção com o seu público-alvo e também uma poderosa ferramenta de auscultação do mercado, dos 'stakeholders' e. em especial. dos seus clientes em tempo real. Definirmos o nosso 'social target' significa desenvolver uma estratégia de redes sociais integrada onde é possível planificar, determinar as métricas relevantes e obter uma análise efectiva dos resultados a medir a frequência, o alcance e o retorno do seu investimento, optimizando os recursos de 'marketing' e serviço ao cliente privilegiando em contacto directo e personalizado com os seus diversos públicos e objectivos. Uma empresa que decida implementar uma estratégia de redes sociais integrada e focada no seu negócio terá a oportunidade de se diferenciar da sua concorrência, solidificar o seu posicionamento e acrescentar valor para o cliente.

Quais os maiores desafios e oportunidades para as empresas nesta realidade virtual?

A nova realidade virtual em que vivemos facilita as ligações e a comunicação instantânea entre as pessoas, o que pode influenciar a percepção colectiva sobre uma empresa ou produto. Sendo assim, as redes sociais criaram novos desafios para os 'marketeers', publicitários, gestores e empresários que terão que aprender, reinventar-se e complementar as formas tradicionais de 'marketing'. O grande desafio está na elaboração de um plano de 'marketing' integrado em que as redes sociais são parte da estratégia como um todo, criando a ponte entre o 'offline' e o 'online', permitindo uma maior coerência e uniformidade em termos de comunicação e criando sinergias no negócio.

E oportunidades?

Uma das grandes oportunidades é a capacidade que as redes sociais facultam de estar onde estão os consumidores. As pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais e têm cada vez mais influência nas decisões de compra dos seus 'peers'. As marcas encontram aí um terreno fértil para criar vínculos, afinar a transmissão da sua mensagem e imagem e com isso potenciar as suas acções de 'marketing'. A auscultação do mercado, parceiros e concorrência em tempo real é outra das grandes dádivas das redes sociais. A marca ganhou nas redes sociais a possibilidade de aprender o que é importante para os seus consumidores. Esta aprendizagem facilita a construção da marca em si e desenvolve lealdade ao produto.

Quais os principais 'meios' usados pelas empresas e cidadãos ?

Depende muito da audiência, do produto e dos objectivos do negócio. O conteúdo é fundamental para a penetração e alcance da marca nas redes sociais e os 'meios' escolhidos estão intimamente ligados a ele, já que o canal determinado fará a ponte entre o conteúdo e o 'target'. O conceito SoLoMo (Social Local e Mobile) tornou-se realidade na forma como os consumidores pretendem o conteúdo. Os avanços da mobilidade e da oferta de dispositivos móveis que nos permitem aceder a informação a qualquer hora e em qualquer lugar, coloca desafios e garante oportunidades no processo de criação do conteúdo. Para decidir o 'mix' nas redes sociais a marca tem que buscar conhecer em profundidade a sua audiência e o também processo de compra do seu produto e identificar as plataformas capazes de criar pontos de contacto em cada fase. Para uma marca de produtos em fotografia, por exemplo, as plataformas principais a serem trabalhados serão as que focam em imagens, como o Pinterest, Flickr e Instagram. Já um produto voltado ao público feminino poderá decidir estar no Pinterest, que é uma rede social onde a maioria dos utilizadores é mulher.

Principais prós e contras destes meios?

A principal vantagem de integrar as redes sociais na estratégia é a facilidade de acesso e a riqueza de possibilidades que elas permitem, e uma das principais desvantagens é a exigência de recursos e as barreiras tecnológicas envolvidas no processo. Ter conteúdos interessantes para partilhar é muito importante e determinante para o 'engagement' que procura criar com a sua audiência. Além de medir a viabilidade da acção, é importante analisar o potencial da informação que dispõe para ser trabalhada nas redes sociais. Além do tipo de conteúdos, é preciso listar a frequência com que os produz.

E qual a chave de sucesso do tumblr?

O Tumblr é uma plataforma que funciona como um meio termo entre o 'microblogging' como o Twitter e um blogue como o WordPress. Por outras palavras, o Tumblr não é tão minimalista como o Twitter e não é tão complexo quanto criar e administrar um blogue, por exemplo. O serviço é gratuito e qualquer pessoa pode criar a sua conta e fazer 'posts' sobre o que desejar. Trata-se da rede mais popular entre a faixa etária dos 13 aos 25 anos, mais do que do que o Facebook. Algumas das razões que o tornam popularé que a rede é predominantemente jovem, sendo que desta forma os jovens evitam o controlo parental de que são alvo no Facebook, por exemplo, onde estão lá os pais e outros adultos. Outra das razões é a sua facilidade de utilização.

 

 

(Publicado no Diário Económico a 06/09/2013, por Mafalda de Avelar)

 

Este post encontra-se também disponível no blog www.livrosavoltadomundo.blogs.sapo.pt

 

publicado por livrosemanias às 00:00
link do post | comentar | favorito
|


Mais sobre mim
Sobre a Mafalda

More about me
About Mafalda

Agenda
Agenda

África, Ásia e Brasil
Quer ir para Angola?

Around the World

pesquisar

 

Maio 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Homenagem ao Professor Ve...

Sócrates perde para Astér...

'Jogadas' com Blatter e o...

Ondjaki vence Prémio Lite...

Moçambique, Astérix, cris...

Biblioteca de Papel no CC...

Gomes Ferreira continua a...

MBA júnior, inteligência ...

Sócrates, Soares e Lula ...

" O meu programa de Gover...

arquivos

Maio 2014

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

blogs SAPO

subscrever feeds