Gerir na era digital...
...é estar na "Nuvem". Autor do primeiro 'e-book' português a marcar presença no 'top' da loja da Apple apresenta, também o conceito.
É a nuvem! 'Cloud Computing' (computação na nuvem) é a expressão que paira, cada vez mais, no mundo da economia digital. Naquele que alguns já ouviram falar, mas que - e a bem da verdade - poucos conhecem. Nuno Ribeiro , economista e 'expert' em negócio dos media em plataformas digitais é um dos portugueses seguidores das novas tendências 'the' e 'for digital business', que ocupa hoje um lugar de destaque por outro feito. É o autor de "Gerir na Era Digital", o primeiro 'e-book' em português de Portugal a marcar presença no 'top' dos mais vendidos em Portugal da loja da Apple - iTunes (iBookStore da Apple para os dispositivos iPhone, iPad e iPod touch). Este 'e-book' é ainda o livro de língua portuguesa mais vendido na categoria 'Business & Personal Finance'.
Méritos à parte, afinal o que é isto da nuvem? Ribeiro responde, no seu livro, que este fenómeno (celeste) é uma das principais tendências desta era para os próximos anos. "Empresas e utilizadores vão passar a utilizar serviços de 'cloud computing'. Os ecossistemas que os grandes 'players' mundiais (Apple, Google, Microsoft, Amazon,etc) estão a criar assentam na "nuvem".
Mas em que consiste? Consiste em "ter acesso a toda a informação, em qualquer dispositivo e em qualquer lugar". Uma inovação que constituirá "um processo de mudança rápido, tanto para os consumidores individuais, como para as empresas, com ganhos enormes em termos de experiência de utilização e produtividade".
Mas as novidades não ficam por aqui. Segundo Nuno Ribeiro , que é director de Negócio Multimédia do grupo Controlinveste, entre as principais tendências para os próximos anos temos ainda a audiência do meio 'online', que continuará a crescer impulsionada pela massificação da banda larga, pelo crescimento da geração dos "nativos digitais" e pela melhor usabilidade das plataformas; o crescimento do consumo 'online' através de dispositivos móveis (telemóveis e 'tablets'); o amadurecimento da Web 2.0 e das redes sociais; e ainda um forte impacto nas áreas de Publicidade/Marketing.
De notar que, relativamente ao amadurecimento da Web 2.0 e das Redes Socias, o autor refere que, e tal como aconteceu nos 'media' tradicionais, estas também vão especializar-se. "Surgiram novas redes sociais, segmentadas por temas (e grupos dentro das redes sociais generalistas) recuperando o conceito inicial da web 1.0 de comunidades virtuais em torno de conteúdos temáticos e comportamentos".
Já sobre os tão revolucionários temas de marketing e publicidade, Ribeiro , que é embaixador para Portugal da associação mundial de profissionais e líderes em operações e tecnologia de publicidade 'online' - o AdMonsters - refere que "os formatos mais ricos (Rich Media), conteúdos patrocinados e publicidade em jogos (In- Game Advertising) serão os que mais vão crescer". Isto porque "a preocupação das marcas vai aumentar e estes são formatos onde está provado o reforço da notoriedade e confiança nas marcas que os utilizam".
De fácil leitura, esta obra foi realizada, tal como refere o autor em entrevista ao ETV, "através de plataformas digitais, de publicação digital. Aliás, este foi o motivo que me fez escrever este livro, pela imensa curiosidade de perceber o melhor funcionamento destas plataformas", diz. Um universo que, segundo o autor, é uma descoberta em que "criado o livro, criado o conteúdo, paginada a obra e criada a capa, basicamente é só fazer 'upload' dos ficheiros" e solicitar a impressão do livro à medida que as pessoas o querem. Ou seja, é um novo registo em que a simplicidade reina.
Em entrevista, o autor revela ainda que neste mundo dos livros digitais existe uma guerra nova: "A Apple está a entrar no caminho da Amazon", que tem dominado o mercado através do Kindle. Facto que está relacionado com o outro dado comercial realçado. "Existe um factor curioso: os 'e-books' já são mais caros do que a versão papel. Apenas a versão capa dura é mais cara que a versão Kindle na Amazon". Na opinião de Ribeiro , isto entende-se porque os utilizadores e os leitores começam a dar mais valor a um livro electrónico do que a um físico. "Os motivos são simples: primeiro posso transportar a minha biblioteca toda aqui (iPad); segundo, " posso começar a ler no iPad e continuar a ler no iPhone", tudo é replicado e sincronizado e nada é perdido. "É a nuvem a funcionar" e, por último, é possível uma integração com as redes sociais. Tudo isto com previsão de céu limpo mas ainda assim com algumas nuvens .