Conheça o TOP DE, acompanhe a agenda de lançamentos para a próxima semana e fique com a sugestão de leitura de seis livros sobre Estratégia.
TOP 10 DOS LIVROS
DE ECONOMIA
E GESTÃO MAIS
VENDIDOS
DE 3 A 9 DE SETEMBRO
DE 2012
1
O Banco - Como
a Goldman Sachs dirige
o mundo
Marc Roche/Esfera dos
Livros
Entrevista ao autor aqui
2
Acabem com esta crise já!
Paul Krugman/Presença
3
O Livro das Decisões
Mikael Krogerus/Marcador
4
Fim do Euro
em Portugal
Pedro Braz Teixeira/Actual
Entrevista ao autor disponível 2f.
5
Desordem Financeira
na Europa
George Soros/Presença
6
Má Despesa Pública
Bárbara Rosa/Alêtheia
7
As Frases do Líder
Patrick Alain/Prime Book
8
Código Mourinho
Juan e Leonor
Cubeiro/Planeta Manuscrito
Livros
9
Steve Jobs
Walter Isaacson/Objectiva
10
As Melhores Ideias
são Estúpidas
Stephen M. Shapiro/Casa
das Letras
O TOP ECONÓMICO apresenta as
obras De Economia e Gestão mais
vendidas em Portugal. É elaborado
com a colaboração da Almedina,
Babel, Barata, Bertrand, Book.it,
Bulhosa e Fnac.
NA AGENDA
Dia 17 - Tertúlia, com Graça Franco, sobre o livro
“ Quando a China Despertar”, de Alain Peyrefitte,
na Livraria Ferin, em Lisboa.
André Pinto Bessa lança, este mês, a sua nova obra:
“Pacto de Silêncio”.
Conheça seis livros sobre Estratégia
NUM MOMENTO DE GRANDE AGITAÇÃO, APRESENTAMOS SEIS SUGESTÕES DE LEITURA SOBRE ESTRATÉGIA, A PALAVRA DE QUE PORTUGAL PRECISA. CONHEÇA AINDA O LIVRO QUE FOI OFERECIDO AOS MEMBROS DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS.
É possivelmente a palavra que Portugal, neste momento, mais precisa: Estratégia. E é a pensar nessa necessidade que "Ideias em Estante" seleccionou seis obras sobre o tema. "Onde estamos?", "Para onde vamos?", "Onde queremos chegar?" são questões que parecem não ter resposta identificada, no que toca ao rumo do País, e que estão a levar ao desespero muitos portugueses. Grito que atinge maior intensidade à medida que as notícias dão conta, a conta- gotas, de mais e mais impostos (ainda que alguns sejam disfarçados). Pior: tudo isto sem um objectivo de desenvolvimento à vista.
O que fazer? Para ajudar na identificação de uma resposta, a primeira sugestão recaí sobre um livro que acaba de ser lançado em Portugal. "O Livro das Decisões - 50 modelos para pensar com estratégia" de Roman Tschappeler e Mikael Krogerus.
Esta obra é um manual, que se apresenta em formato "livro de bolso de capa dura" e que descreve alguns modelos de decisão - da análise SWOT ao modelo do Queijo Suíço.
E como isto da política está a mexer com tudo e todos, a Marcador, editora da obra, resolveu "contribuir para ajudar o nosso governo a tomar as decisões melhores e mais acertadas para o País. Assim, fizemos chegar um exemplar do livro a todos os membros da Presidência do Conselho de Ministros", lê-se em comunicado.
Também com um 'timing' de lançamento perfeito "O Estratega" (Lua de Papel) será lançado, em Portugal, na próxima semana.
Neste livro Cynthia A. Montgomery, a actual ´professora estrela´ da Harvard Business School, argumenta que "a estratégia não se deve centrar nos objectivos ou soluções, mas antes na viagem: requer liderança contínua, e para isso precisa de um estratega". Montgomery é tida como uma das grandes responsáveis pelo sucesso do curso destinado a CEO´s de todo o mundo. Este livro é, segundo a autora, "o resumo do curso, o ponto de partida." Ou seja "devolve aos líderes o duplo papel de pensar e executar".
Também a pensar na execução a outra sugestão recaí sobre um livro, que tem uma máxima: "Não concorra com a concorrência - torne-a irrelevante". Em "Blue Ocean" ("A Estratégia Oceano Azul", publicado, em Portugal, pela Actual), os autores, Chan Kim e Renée Mauborgne, defendem que "a solução para enfrentar a forte concorrência não é competir no ambiente que os outros intitulam de "Oceano Vermelho". Mas antes, deve um bom estratega criar "Oceanos Azuis" de crescimento no mercado. Por outras palavras, deve ser capaz de criar inovação com valor.
Ainda no campo da criação, fica a sugestão do clássico "Michael Porter -O essencial sobre estratégia, concorrência e competitividade", de Joan Magretta. Recomendáveis, sobretudo, as linhas sobre "o modo como lidar com as perturbações de mercado, criar novos modelos de negócios e competir globalmente".
Antes de terminar, duas leituras: "Good Strategy, Bad strategy" de Richard Rumelt, livro que fez parte o ano passado da 'short-list' do galardão do "Best book of the year", do "Financial Times". Neste manual, o autor explica como devemos desenvolver uma acção tanto no mundo dos negócios, como na vida política. De forma sumária, toca no ponto fulcral: a boa estratégia tem que ser focada nos desafios.
Menos moderna, mas sempre actual, a última sugestão recai sobre "A Arte da Guerra de Sun Tzu", de Karen McCreadie. Uma análise sobre a histórica obra que fala sobre estratégia de guerra tácticas de batalha. Uma leitura intemporal e recomendável num momento em que os cenários são diferentes, felizmente não há (tantas) armas, mas infelizmente existem vítimas desta guerra financeira onde há necessidade de conquistar Oceanos Azuis. Tudo, claro está, com muita estratégia.
Data: 14/09/2012
Publicação: DIÁRIO ECONÓMICO
Autor: MAFALDA DE AVELAR