Diz o slogan "«Book Gift» - dá vontade de ler" .
Recebi. Abri. E... não é que dá mesmo!
Num momento em que muitas são as escolhas literárias - e onde nem sempre é fácil acertar "no livro" - a Porto Editora lança este "pacote" de várias escolhas. E investe. "O investimento deste projeto ronda 1 milhão de euros", diz Diogo Themudo, assessor da Admnistração da Porto Editora.
Ao (que mais parece) estilo de gestão sugerido em "A cauda longa" (The long Tail), de Chris Anderson -que aponta o crescimento dos micro nichos (personalizados) da economia - , a Porto Editora lançou esta semana este kit (book maravilha, chamar-lhe-ia...)
Em que consiste este "Book Gift"?
É uma embalagem, por sinal bem gira, tipo cheque oferta "a vida é bela". Lá dentro estão várias obras à escolha, num catálogo. O presenteado só tem que escolher a obra; depois, é só dirigir-se a uma das lojas aderentes - que são muitas ( a valer - logo e àpriori - pelo número de"Bertrand", que são hoje da "Porto Editora"). Mas praticamente nenhuma livraria escapa a este tão "desejável"( e bem embrulhado) "Book Gift", que se encontra espalhado por quase todos os pontos de venda - em Portugal e nas Ilhas.
Se quer saber mais visite o site: Book Gift.
Este é (apesar dos pontos positivos e negativos apontados no final deste post) um Bom produto e com um Grande Design!
Tão bom que resolvi saber mais sobre o próprio.
LEIA abaixo a entrevista a Diogo Themudo, Assessor da Administração, da Porto Editora
1) Qual a razão de terem lançado este produto “ Book Gift”?
Já há algum tempo que vimos pensando neste projeto, pois acreditamos que o livro constitui um excelente presente, pelas emoções e pelos sentimentos que lhe estão associados. Mas pretendíamos que a experiência de compra fosse diferente e que permitisse liberdade de escolha para quem recebe. O conceito Book Gift® vem sublinhar esse fascínio do livro adicionando a flexibilidade de troca numa seleção de um catálogo com mais de 400 obras.
2) Quantos “Book Gifts” lançaram? E quanto investiram neste projecto?
Atualmente temos 4 versões na coleção Book Gift segmentadas por categorias. O Book Gift Corações Livres é o mais indicado para aqueles que gostam de histórias com final feliz ou romances históricos repletos de histórias verdadeiras ou imaginadas. O Book Gift Segredos da Alma é o presente mais dedicado ao bem-estar e equilíbrio pessoal. O Book Gift Mentes Curiosas desafia quem quer saber mais através de um catalogo de livros de suspense, ficção mas também Memória, Ensaio e Gestão. Por fim, o Book Gift Seleção Autores que, como o nome indica, conta com cerca de 400 grandes obras de grandes autores nacionais e internacionais e inclui um Bloco de Notas que permite anotar e comentar os livros que cada leitor leu.
O investimento deste projeto ronda 1 milhão de euros.
3) É a primeira vez que lançam este tipo de produto ? Se sim, qual o retorno do anterior; Se não, porque é que lançaram estes produto? (Alguma inspiração? Se sim, qual?)
Sim, é a primeira vez que apostamos neste produto – aliás, o Book Gift é inovador porque, até agora, ninguém tinha apostado no livro através de um conceito deste género. Foi efetuada uma seleção muito criteriosa dos livros que estão em cada um dos catálogos e agregou-se em 4 grandes famílias, permitindo o máximo de flexibilidade possível para quem compra o presente, e para quem recebe, porque pode escolher um livro entre mais de 400 obras disponíveis numa livraria aderente mais próxima. Uma seleção de livros do maior grupo editorial português que é o Grupo Porto Editora, com as suas 14 chancelas editoriais.
4) Como é que vê a papel do Marketing em plena crise?
O papel do Marketing em plena crise é reinventar. O consumidor está cada vez mais atento e dinâmico. As organizações precisam de desenvolver novas ideias e produtos que vão ao encontro das necessidades dos leitores. O Book Gift é um bom exemplo de como, sendo o livro um dos principais artigos oferecidos no período de Natal, a Porto Editora consegue reforçar este conceito de oferecer livros, oferecer cultura, através do lançamento de um produto diferenciador com uma identidade muito própria e distinta.
5) O Livro é um livro ….Será que esta expressão é válida mesmo em tempos de crise? O livro é ou não um bem valorizado? É um bem elástico? Ou é um bem rígido?
O livro é um livro e o Book Gift vem precisamente valorizar o livro que, de facto, é incontornável, independentemente das circunstâncias que vivemos. Há sempre um livro que nos escolhe, pelo tema, pelo autor, pelo assunto,…. O que o livro nos oferece é impossível de mensurar, o preço, maior ou menor, não reflete essa dimensão. Por isso é que o livro constitui um presente qualitativo, inteligente e com um período de vida muito longo, e é isso que o conceito Book Gift reforça, com a vantagem de dar liberdade de escolha a quem oferece e a quem recebe.
my opinion:
Factor positivo: permite oferecer "a obra" que realmente o presenteado quer ler. E "poupa" o leitor da aventura "da troca" depois do Natal... um episódio que corre sempre o risco de se tornar num argumento para qualquer filme (pouco) comercial.
Factor menos positivo: não permite aquele "must" (pessoal e intransmissível) que está associado à oferta do dito livro "que gostei muito de ler e que quero partilhar contigo". Permite, no entanto, e através dos quatro "book gift" distintos, escolher "o tema".
Sugestão: se comprar um dos quatro book gift (e se realmente tiver uma ligação próxima com o "presenteado", coloque-lhe um post it - ou mesmo um cartão postal - com "o que eu gostava de te oferecer: sugestões de amigo:)"
NOTA: favoravelmente positiva.