Terça-feira, 11 de Dezembro de 2012

"A Igreja tem um papel fundamental" afirma o autor do livro "que levou o mordomo de Bento XVI a tribunal"

 

TRÊS PERGUNTAS A...GIANLUIGI NUZZI

 

"A Igreja tem um papel fundamental"

 

Gianluigui Nuzzi, jornalista e autor de "Sua Santidade" (Bertrand), esteve o fim- de -semana passado em Lisboa. Leia as três questões colocadas ao autor do livro "que levou o mordomo de Bento XVI a tribunal."

 

"VatiLeaks": qual é a importância deste escândalo e qual o impacto que teve no pontificado de Bento XVI e na imagem do Vaticano?

Pela primeira vez podemos conhecer as relações entre o Vaticano e os outros Estados, os escândalos, os conflitos e as conspirações que se desenrolam nos palácios sagrados, a posição de Bento XVI perante questões atormentadas, tais como os Legionários de Cristo, os lefebvrianos e a Shoah, graças aos próprios documentos do Vaticano, muitos dos quais foram assinados ou revistos pelo Papa. É uma história sem antecedentes e foi por isso que levantou tantas polémicas. A imagem da Cúria Romana sai enfraquecida pelos conflitos, interesses e pela busca do poder. Sobretudo, destaca-se de forma forte e documentada a distância entre a Igreja dos católicos e a Igreja do poder do Vaticano.

 

Como vê a transformação da Igreja?

Julgo que Bento XVI ficou entrincheirado nos seus gabinetes, na sua visão dogmática da Fé, embora tenha levado a cabo a revolução purificadora que até os críticos lhe atribuem. A transformação da Igreja dos palácios sagrados em palácios de cristal é lenta mas inexorável. Viu-se bem nas Finanças: outrora havia o IOR, o banco dos segredos de Wojtyla, o único banco presente no Vaticano, com balancete, actividades e titulares de contas completamente secretos. Hoje em dia existem iniciativas destinadas a alcançar a transparência e a evitar situações de lavagem de dinheiro. Ainda é cedo para se saber se o Bem triunfará, ou o Mal.

 

Na sua opinião, qual é o papel da Igreja - e da Fé - no mundo ocidental em crise?

A Igreja tem um papel fundamental que porém, inevitavelmente, vai enfraquecendo. A própria Igreja vive uma crise: as vocações diminuem, as oferendas reduzem-se. Tal como relato no livro, tem razão o antigo Presidente do IOR, Ettore Gotti Tedeschi quando observa, em alguns relatórios secretos, que os países católicos ricos estão numa crise profunda em prol de países como China e Índia, ainda por evangelizar.

 

(Artigo publicado na "Ideias em Estante", coluna da autoria da jornalista Mafalda de Avelar. Esta coluna é publicada às 6f no DE)

 

Leia o resto da coluna:

 

 

 

 

Livro sobre ExxonMobil vence FT/Goldman Sachs

 

"MELHOR LIVRO DE ECONOMIA DO ANO" É SOBRE UMA EMPRESA. AS BIOGRAFIAS, AS EMOÇÕES E "O QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR" SÃO OUTROS DESTAQUES

 

"Private Empire - ExxonMobil e o poder americano", de Steve Coll, é o grande vencedor do prémio "Best Business Book of the Year", atribuído pelo jornal britânico Financial Times e pela Goldman Sachs. Nesta obra, de 700 páginas, Steve Coll apresenta uma autêntica biografia de uma companhia. ExxonMobil é apresentada como a empresa que está "em todas". Com uma escrita muito fluída, Coll, que é autor de "Ghost Wars" e "The Bin Ladens", prova uma vez mais a sua arte para a investigação.

O autor inicia a obra relatando o acidente do petroleiro "Exxon Valdez". Percorre "litros" de histórias e mostra o poder da ExxonMobil em vários pontos do globo. Nomeadamente em Washigton DC. Acaba, como começa, relatando casos polémicos.

Na oitava edição deste prémio, que foi entregue no passado dia 2 de Novembro, em Nova Iorque, as outras cinco obras seleccionadas foram "The Hour Between Dog and Wolf: Risk-taking, Gut Feelings and the Biology of Boom and Bust", de John M. Coates; "Steve Jobs: The Exclusive Biography", de Walter Isaacson, que tem edição em Portugal, pela editora Objectiva; "Volcker: The Triumph of Persistence", de William L. Silber; "What Money Can't Buy: The Moral Limits Of Markets", de Michael J. Sandel; "Why Nations Fail: The Origins of Power, Prosperity and Poverty", de Daron Acemoglu e James A. Robinson.

Segundo declarações de Lionel Barber, editor do Financial Times, esta é a lista mais forte deste prémio, em termos de qualidade, desde que o mesmo foi lançado (em 2005).

Nesta edição, de destacar o facto de existirem na 'shortlist' duas biografias de peso: a de Steve Jobs e a de Volcker. Esta última constitui uma boa leitura para quem quer entender a dinâmica entre as políticas fiscal e monetária. Paul A. Volcker foi presidente da Reserva Federal americana de 1979 a 1987. Foi ainda presidente do conselho de recuperação económica norte-americano entre 2009 e 2011.

Não menos importante, de destacar também - e à semelhança do que aconteceu nas três últimas edições - a importância que está a ser dada no mercado editorial, em geral, e no económico, em particular, ao factor humano. O impacto da variável H ( Humana) na equação económica nunca foi tão valorizado.

Prova disso é o fantástico livro "The Hour between Dog and Wolf", de John Coates, que mostra como a biologia humana pode - e deve - ser aplicada ao sistema económico. Por exemplo, qual a relação entre a testosterona, o sucesso e medo do risco? Tudo questões pertinentes e muito curiosas. Outro título bastante interessante é "What Money Can´t Buy", de Michael Sandel.

Em suma: livros e mais livros sobre temas económicos, que mostram como a ciência económica está a ser alargada.

 

 

 

publicado por livrosemanias às 17:11
link | comentar | favorito

pesquisar

 

Maio 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Homenagem ao Professor Ve...

Sócrates perde para Astér...

'Jogadas' com Blatter e o...

Ondjaki vence Prémio Lite...

Moçambique, Astérix, cris...

Biblioteca de Papel no CC...

Gomes Ferreira continua a...

MBA júnior, inteligência ...

Sócrates, Soares e Lula ...

" O meu programa de Gover...

arquivos

Maio 2014

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

blogs SAPO

subscrever feeds