É já amanhã - 6f - dia 25 de Janeiro, pelas 14h30, na Universidade Portucalense, que nomes de peso do cinema se reunem para apresentar a Cátedra Manoel de Oliveira.
O professor Abílio Hernandez será o presidente da Cátedra, que será composta pelo cineasta João Botelho, pela actriz Leonor Silveira, por Maria João Seixas, directora da Cinemateca Portuguesa, pelo arquiteto Alexandre Alves Costa, pela escritora Ana Luís Amaral e pelo médico e crítico de cinema António Roma Torres.
"O objectivo desta Cátedra é levar a cabo um plano de atividades de que fazem parte, entre outros, os ‘Encontros Internacionais Manoel de Oliveira’, a realizar-se de dois em dois anos, e o Prémio Manoel de Oliveira, destinado a galardoar uma personalidade de relevo da criação artística", lê-se na nota de imprensa.
Na mesma nota lê-se ainda que "a estrutura, que agora inicia trabalhos de programação e planeamento, vai também promover Exposições, Ciclos Temáticos de Cinema, o Clube de Cinema Manoel de Oliveira, a Biblioteca e Filmoteca, um Centro de Investigação e a organização, ao longo do ano letivo, de seminários, conferências e debates"