Fique com as sugestões desta semana no "mundo dos livro". Boa leituras!
Classe média servida com crise, 'troika' e um índice de felicidade
A CRISE, A 'TROIKA' E AS NECESSIDADES DA CLASSE MÉDIA SÃO OS TEMAS DA SEMANA NO MUNDO DOS LIVROS. UMA 'RENTRÉE' MARCADA TAMBÉM POR UM LIVRO QUE FALA DO OPTIMISMO NECESSÁRIO PARA VENCER A CRISE E SER FELIZ. "ÍNDICE MÉDIO DE FELICIDADE", DE DAVID MACHADO, É UM ROMANCE, DO MUNDO DA FICÇÃO, QUE DESCREVE A REALIDADE ECONÓMICA .
"A Crise, a Troika e as Alternativas Urgentes", de vários autores | Tinta da China | 192 páginas | 11 Euros
Um manual para entender o estado de Portugal
Na mesma semana em que a incerteza sobre a necessidade de pedir um novo resgate volta com força, numa espécie de 'rentrée' depois dos "dias dos banhos", este livro é de leitura obrigatória. Regresso aos mercados: sim ou não? Quais as implicações deste programa para o futuro de Portugal? Que alternativas seguir? Tudo questões pertinentes e que requerem respostas prontas. Bem organizado, este trabalho apresenta-se como um bom manual para entender onde estamos e como podemos sair deste 'fosso'. "O presente livro vem animar as controvérsias acerca do programa de ajustamento imposto a Portugal pela 'troika'", assim escreve o economista José da Silva Lopes sobre o livro da co-autoria de Alexandre Abreu, Hugo Mendes, João Rodrigues, José Guilherme Gusmão, Nuno Serpa, Nuno Teles, Pedro Delgado Alves e Ricardo Paes Mamede.
"Análise de Projetos de Investimento", de Leonilde Megre | Sílabo | 260 páginas | 17,80 Euros
Guia para preparar projectos bem sucedidos
Para alguém que quer investir e não sabe como, ou se, muito simplesmente, está a estudar e necessita de saber mais sobre análise de projectos, então esta obra foi feita a pensar nesses casos. De carácter académico, este livro também é útil para profissionais. Além de identificar conceitos e procedimentos, através das boas práticas, este manual funciona ainda como um guia indispensável que explica como elaborar estudos, análises e planos de investimento. Óptimo na hora de estudar, é muito útil na hora de embarcar pelo "tal projecto de investimento" que, para ser bem sucedido, também necessita de ser bem analisado. Tudo isso para que a autora, Leonilde Megre, atinja o seu principal objectivo: promover boas decisões financeiras e políticas que levem ao desenvolvimento económico-social. E tudo sem perder de vista o ambiente económico que hoje se vive nos mercados e nas empresas, essencial para antecipar o sucesso de qualquer projecto.
"Euro Pesadelo - Quem Comeu a Classe Média?", de Aleix Saló | Bertrand Editora | 192 páginas | 14,10 Euros
As origens da crise europeia em versão ilustrada
"Que diabo significa ser europeu?" é uma das questões-chave levantadas neste livro ilustrado da autoria de Aleix Saló que, logo na abertura, alerta que "um fantasma percorre a Europa. E o que é? "É o fantasma da pobreza, que se estendeu pelo continente apanhado toda a gente de surpresa", responde. O livro é uma viagem com humor, contada pelo traço e pelas palavras de "uma figura destacada da moderna contracultura espanhola". E o que transmite este artista? Indignação e grande dose de realismo. Que melhores palavras do que as que se seguem para descrever o que está a acontecer na Europa? "Os cidadãos passaram, em tempo recorde, da abundância à escassez, das conversas sobre desporto a discussões sobre economia, défice e dívida. As filas, na rua, já não são para comprar alguma coisa, mas sim para os centros de emprego". E até os bancos deram lugar a casas de penhores. Um filme (de terror) onde todos tremem.
"Índice Médio de Felicidade", de David Machado | Dom Quixote | 256 páginas | 14,90 Euros
Qualquer semelhança com a felicidade real não é pura ficção
"De repente, porém, tudo se complicou: Portugal entrou em colapso e Daniel perdeu o emprego, deixando de poder pagar a prestação da casa; a mulher, também desempregada, foi -se embora com os filhos à procura de melhores oportunidades; os seus dois melhores amigos encontram-se ausentes." Poderia ser um caso real, um caso contado em reportagem, um exemplo real. E, no entanto, surge assim num romance ficcionado. Um romance sobre um optimista que luta pela tão desejada (mas "diminuída") felicidade. David Machado, autor do aplaudido "Deixem Falar as Pedras", rompe nesta obra com um dos muitos tabus da nossa sociedade "dita desenvolvida" e fala da felicidade. Tudo isto sem grandes lamechiches e com muito "poder", sem perder de vista um feliz trocadilho com a linguagem dos abstractos indicadores económicos que dá o mote ao título. Para uma boa e feliz leitura.
(Ideias em Estante de 20/09/13 in DE)