IDEIAS EM ESTANTE
Austeridade e impunidade dominam as leituras da semana
Conheça ainda o nosso Top Económico e as "Três Mulheres que estão de parabéns na semana de arranque da Feira de Frankfurt"
Numa semana marcada pelo anúncio de dois lançamentos - "Austeridade" e "Impunidade" - vale a pena ler as "Novíssimas crónicas" de Ricardo Araújo Pereira, a "Viagem" de Joana Vasconcelos até Veneza e o guia para empreender. Tudo isto sem perder "O Domínio do Ocidente", o melhor livro do ano, segundo a "The Economist".
Austeridade - A história de uma ideia perigosa
Pergunta Paul Krugman: "Mas então os programas de austeridade não foram baseados num estudo económico sério?" Mark Blyth prova que isso não aconteceu, responde uma das grandes vozes "anti-austeridade". Nesta obra, o autor escocês partilha no prefácio a sua história marcada por esta palavra. Daqui embarca numa viagem de 359 páginas ao longo das quais prova que as medidas austeras de que tanto se fala na Europa e nos EUA não funcionam. Para o autor, os últimos quatro anos e os exemplos do último século são a prova evidente de que os cortes nas despesas do Estado e a aniquilação do crescimento "até podem ter algum resultado prático, mas nunca quando todos os países o praticam em simultâneo". Blyth vai mais longe. Defende que não é justo pedir aos cidadãos que paguem pelos erros dos culpados ou contrariar o princípio da igualdade - isto porque, diz, a austeridade enriquece apenas os mais ricos.
"Austeridade - A História de uma Ideia Perigosa", de Mark Blyth | Quetzal | 359 páginas | 18,80 euros
Disponível a 18 de Outubro
Joana, a designer, e Ricardo, o humorista
Ricardo Araújo Pereira volta às livrarias portuguesas depois de, em 2012, receber o Grande Prémio APE de Crónica, com " Novíssimas Crónicas da Boca do Inferno", uma viagem hilariante que reúne os melhores textos do autor e humorista entre 2000 e 2003. E, se gosta de viajar, embarque também (de cacilheiro) com outro grande nome. "Joana Vasconcelos: Trafaria Praia" retrata o projeto realizado pela designer para a participação de Portugal na Bienal de Veneza de 2013. Um livro que é também catálogo de exposição.
"Novíssimas Crónicas da Boca do Inferno", de Ricardo Araújo Pereira, com ilustração de João Fazenda | Tinta da China | 384 páginas | 15 euros
"Joana Vasconcelos: Trafaria Praia", Vários | Verbo | 208 páginas | 40 euros
Os escândalos que abalaram a democracia em Portugal
"Há dez anos que vivo e trabalho como correspondente em Portugal e sempre ouvi dizer que os portugueses têm memória curta", escreve Virginia López na introdução desta obra que pretende reunir "os grandes escândalos que abalaram 40 anos de democracia em Portugal, de forma a não deixá-los cair no esquecimento". A autora, que é correspondente do diário espanhol 'El Mundo' e da Radio Cadena Ser, descreve os casos mais controversos e apresenta a forma como foram julgados, concluindo que existe uma "sensação de impunidades na sociedade portuguesa". Camarate, Casa Pia, Freeport , Saco Azul, Moderna, Apito Dourado são seis dos 15 casos analisados por esta jornalista espanhola, que escreve em nome da justiça. E da memória.
"Impunidade - Os Escândalos que Abalaram 40 Anos de Democracia em Portugal", de Virginia López | 248 páginas | 15 euros
O Domínio do Ocidente e a alma do negócio
Não é a toa que "The Economist" elegeu a obra do grande historiador Ian Morris como o melhor livro do ano". Em "O Domínio do Ocidente", Morris volta a provar a importância da geopolítica. Tudo isto servido numa bandeja de 'open mind'. E é num distinto 'cocktail' de teorias que explica por que é que o Ocidente acabou por dominar o mundo. E o que nos esperam os próximos 100 anos? Fica a questão. Num outro registo, "A Alma do Negócio" é um guia prático para empreendedores que conta com o contributo de 29 autores portugueses. Editado pela Sabedoria Alternativa, com o apoio da Fundação Luso-Americana, o livro assume-se como uma " plataforma convergente de várias iniciativas relacionadas com a actividade empreendedora". Esta semana, na FLAD, decorreu o primeiro encontro sobre empreendedorismo.
"O Domínio do Ocidente", de Ian Morris | Bertrand | 720 páginas | 28,80 euros
"A Alma do Negócio", Vários | Sabedoria Alternativa | 272 páginas | 18,50 euros
Data: 11/10/2013
Publicação: DIÁRIO ECONÓMICO
Autor: MAFALDA DE AVELAR