Num “momentum” em que praticamente todos os noticiários abrem com um escândalo sexual, que revela mais uns dados sobre o que aconteceu entre o suspenso director do FMI Dominique Strauss-Kahn e a camareira da Guiné – Conacri ( que por ironia do destino só por pouco é que não fala português), é imperativo falar de sexo.
No “momentum” em que Strauss –Kahn só por pouco é que não vai partilhar,em Rikers Island, algumas ideias económicas sobre a recuperação portuguesa com Renato Seabra, também suspeito de um crime com contornos sexuais, é vital falar de sexo.
Num “momentum” em que o segundo tema do dia consiste em revelar que “ O ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger assume que teve um filho com a empregada!”, é obrigatório falar de sexo.
Num “momentum” em os bolsos estão vazios, a Troika está aí e Schwarzenegger de volta aquilo que realmente sabe fazer: filmes de ficção, é pertinente falar da “sabedoria não convencional da economia”, subtítulo da obra “ More Sex is Safer Sex”, da autoria de Steven E. Landsburg.
Mas quem é Steven E. Landsburg? É para muitos o pai da “new wave” (nova onda) de livros de economia e gestão “fáceis de entender” para todos – sejam eles economistas ou não.
Nas palavras do bestseller Steven D. Levitt, co-autor de Freakonomics, a obra que “rasgou o mercado” e que vendeu mais de 4 milhões de cópias em 35 línguas,“ Landsburg provou uma vez mais (com este livro) que é o melhor a tornar interessantes temas económicos para leitores que não são economistas”.
…… e tudo isto dava um filme…..
A seguir: Cenas dos próximos capítulos.