Julian Barnes, Luísa Dias Diogo, Wolfgang Streeck e a dupla Didier Conrad e Jean -Yves Ferri são alguns dos autores em destaque para estas primeiras semanas de Outono
Data: 25/10/2013
Publicação: DIÁRIO ECONÓMICO
Autor: MAFALDA DE AVELAR
O Príncipe , de Kemp, e os Níveis da Vida, de Barnes
O premiado autor Julian Barnes terá a sua mais recente obra "Os níveis da vida" publicada em Portugal a partir de 1 de Novembro. Descrito como "um incomparável mago do coração", este autor -a quem foi atribuído, em 2011, o Prémio Man Booker -, apresenta neste livro, por meio das suas intensas palavras, a arte do sentimento - descrevendo a intensidade dos verbos juntar, separar, transformar. Num outro registo, e numa semana marcada, em Inglaterra, pelo baptizado moderno do pequeno príncipe George, chegou, no mundo da gestão, um nobre dos novos tempos. "Príncipe - novas formas de exercer o poder e o melhor meio de o conservar", é o novo ensaio de Percy Kemp, autor de origem anglo-libanesa, que apresenta neste trabalho a ideia de que a história actual dita novas formas de gerir, num mundo repleto de imprevistos.
Moçambique em dois retratos pertinentes
O país tem estado nos holofotes do mundo inteiro, porque a sua economia está a crescer, e foi esta semana motivo de notícia pela instabilidade política. "A sopa da madrugada - das reformas à transformação económica e social em Moçambique: 1994-2009", obra recentemente lançada, apresenta as várias madrugadas de um país, repleto de desafios. Tudo isto pela voz de quem passou pelo Governo. Para completar esta leitura, leia o estudo do Banco Mundial sobre o país ('Mozambique Economic Update', de Julho de 2013). "A economia moçambicana cresceu 4,8% no primeiro trimestre de 2013. Esse percentual foi, no entanto, inferior ao dos anos anteriores". Aglgo que deriva, como exemplifica o estudo, do decréscimo do crescimento da agricultura, sector que vale cerca de 23% do PIB. Transportes e comunicações estão do lado do "crescimento do PIB".
História insólita do mundo contada pelas fraudes
Está curioso por saber quais foram as maiores fraudes, os maiores enganos e as grandes burlas da humanidade desde a antiguidade até aos nossos dias? Se respondeu sim, este livro é para si. Repleta de histórias, umas mais insólitas do que outras, esta obra apresenta mensagens secretas, enganos intencionais, gente boa que foi enganada por "chicos espertos", grandes descobertas, que mais tarde, afinal, não aconteceram, truques, manipulações e outras desgraças. Um (in)finito número de episódios que, parecendo ficcionados, ocorreram, na verdade, na história do mundo. 'Como é possível?' é a questão que se vai levantar ao longo do livro - e, quando se sentir surpreendido, ou revoltado ou mesmo disposto a dar a tal gargalhada que, por vezes, vai soltar ao deparar-se com o extremo do insólito! Como já escutei, da boca de um realizador de cinema, " qualquer realidade supera a ficção". Eis a prova.
A crise, na realidade, e Astérix, na ficção
O esperado "Tempo Comprado - A Crise Adiada do Capitalismo Democrático", da autoria do sociólogo alemão Wolfgang Streeck, analisa a crise financeira e orçamental do capitalismo democrático "dos dias de hoje à luz das teorias da crise da Escola de Frankfurt de finais dos anos 60 e inícios de 70". As análises deste autor são efectuadas numa perspectiva de continuidade. No mundo da ficção, destaque para a mais recente aventura do pequeno gaulês e do seu amigo Obélix. "Astérix entre os Pictos", de Didier Conrad e Jean Yves Ferri, que são os autores "nomeados" por Albert Uderzo para continuarem as aventuras mais famosas do mundo por terras gaulesas. De destacar que este livro foi, ontem, lançado em todo o mundo. Por cá, a editora Asa organiza, por estes dias, um 'tour' de Astérix e Obélix.
Livros & Ecolemomanias
FLAD apresenta bolsas para estudos lusófonos e Musikki vence prémio criativo
Será já no próximo dia 30 de Outubro, que a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) irá apresentar o Programa de Bolsas para Docência e Investigação FLAD/CAORC, uma iniciativa promovida em parceria com o CAORC - Council of American Overseas Research Centers e, que conta também, com o apoio da Embaixada dos EUA em Lisboa.
E já está, praticamente, a começar a 2ª edição da Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa. O livro "Handbook on Facial Expression of Emotion", coordenado por Freitas-Magalhães, Carla Bluhm e Mark Davis, será apresentado no início do novo ano lectivo. No mundo dos reconhecimentos, o agregador musical Musikki venceu ontem o Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves. Estiveram a concurso 339 candidaturas.
Consulte aqui o Top Económico.